domingo, 27 de abril de 2014

O Passaporte

Decidiu viajar e já tem destino definido? Não? Não tem problema, para onde quer que você vá viajar é necessário ter um passaporte, que é o documento que vale como documento de identificação, equivalente ao nosso RG aqui no Brasil para quando estivermos em outros países, sem ele não podemos embarcar em qualquer viagem internacional, exceto para os países da América do Sul, onde há um acordo entre os países em que seus cidadãos podem viajar utilizando apenas o documento de identidade.

O primeiro passo é acessar o site da Policia Federal (http://www.dpf.gov.br/servicos/passaporte/requerer-passaporte) e clicar na opção 2 na solicitação de emissão de passaporte, onde você deve preencher todo o questionário com seus dados e agendar um horário para mostrar toda a documentação necessária para obter o passaporte (http://www.dpf.gov.br/servicos/passaporte/documentacao-necessaria/documentacao-para-passaporte-comum/documentacao-para-passaporte-), além de pagar uma taxa no valor de R$ 156,07 , cujo comprovante de pagamento deverá ser levado junto com a sua documentação.

Recomenda-se chegar uns 15 minutos antes do horário marcado. Chegando no local seu nome será chamado e ai então você devera se dirigir até o guichê e entregar a documentação, nesse momento suas digitais serão recolhidas, além de tirarem uma foto ( vá com uma blusa escura) para o passaporte e você ainda terá que assinar seu nome em uma plataforma digital, onde você não sabe se seu nome vai ficar torto, se vai ficar bonito, grande ou pequeno ( o meu deve ter ficado horroroso) então eles te dão um protocolo e pedem para voltar daqui seis dias e retirar o seu passaporte.


Passou seis dias? Vai buscar o passaporte? Uma dica importante, confira muito bem o seu passaporte, se seus dados estão todos corretos. Parece meio bobo e óbvio, mas quando fui fazer minha entrevista na Embaixada Americana um rapaz foi informado que seu nome estava errado no passaporte ( Como ele não viu isso antes???), no caso ele pode fazer a entrevista mas  ficou com o passaporte para corrigir o nome, como o visto dele foi aprovado ele deveria se dirigir ao CASV com o passaporte correto e lá eles liberariam o visto já.

Nenhum comentário:

Postar um comentário