terça-feira, 29 de abril de 2014

Documentação, Casv e Entrevista Parte I

Olá pessoal!!!

Antes de conseguir o meu visto Americano eu estava muito tensa, morrendo de medo do meu visto ser negado. Entrei em vários blogs e sites com informações a respeito, grupos de discussões vasculhei tudo a respeito. Como conheço pessoas que já tiraram o visto eu peguei algumas dicas que me ajudaram muito também. Além disso eu montei um pasta com toda a documentação que eu iria precisar ou que achava que iria precisar, nunca é demais, pois nos relatos que li vi que o cônsul já pediu desde foto do filho até cartão de visita da empresa onde a pessoa era proprietária, e como na minha cidade não tem Consulado ou Embaixada eu tive que viajar até Brasília - DF e não queria correr o risco de ter que voltar mais uma vez por falta de documentação.

Comprei uma pasta catalogo transparente na Kalunga, mas você pode levar em uma pasta sanfonada, uma pasta daquelas com dois furos ou em um envelope mesmo, eu preferi uma pasta catalogo porque achei que fica mais organizado e caso precisa-se mostrar qualquer documento seria mais fácil localizar o mesmo.

Apesar de trabalhar de carteira assinada eu fiquei com medo de me negarem o visto pela minha renda ( O valor que comprovo na carteira é menor do que eu realmente ganho), então como minha patroa é a melhor patroa do mundo, ela fez um carta de custeio em que a empresa se responsabilizaria por todos os meus custos da viagem, além de confirmar que sou funcionária da empresa e que sairia de férias. Assim ela fez a carta assinou e eu reconheci firma da sua assinatura, mas acabo que nem precisou, pois não pediram nenhum documento meu. 

Outra coisa que me ajudou, é que fui tirar o visto junto com o meu namorado e na Embaixada eles deixaram que nós dois fizéssemos a entrevista juntos, o que me ajudou pacas, porque eu fiquei mais tranquila, se tivesse sozinha acho que ficaria mais ansiosa.

Segue abaixo a ordem e a documentação que coloquei na pasta para servir de orientação

1ª Parte - Coloquei a documentação da Embaixada
- Folha de confirmação da entrevista
- Confirmação de pagamento da taxa MRV
- Formulário DS-160 Preenchido (Não precisa levar, mas levei porque queria encher minha pasta)
- Passaporte

2ª Parte - Documentos pessoais
- CPF
- RG
- Certidão de Nascimento ( Se tiver tido alguma alteração nela, precisa ser atualizada)
- Titulo de eleitor
- Comprovante de votação nas ultimas eleições
- Comprovante de endereço atualizado
- Carteira de trabalho
- Contrato de estágio (Quando entrei na empresa que estou atualmente eu era estagiária)
- 3 últimos contra cheques

3ª Parte - Documentos de quem ta custeando a viagem
- Carta custeio
- Contrato Social
- Cartão CNPJ
- CPF e RG dos Representantes
- 3 últimos extratos bancários
- IRPJ

4ª Parte - Documentação de vínculos no Brasil
- Escritura de casa dos pais
- Documento veiculo dos pais
- Contra cheques dos pais
- Carteira de trabalho dos pais


Não precisa levar todos esses documentos, você precisa de documentos que provem seu vinculo no país, mas como sou insegura preferi levar tudo que eu pudesse.

Outra dica é que toda essa documentação coube em uma pasta, mas eu levei mais outra com cópia de tudo que tinha na primeira e ainda completei com folhas em branco, para dar volume e para dar a impressão que poderia provar qualquer coisa.

Por hoje é só, mas logo conto mais sobre minha experiencia e outras dicas.

Tem alguma dúvida? Pergunte nos comentários ou mande e-mail para vcmenezes@gmail.com que eu te respondo ok? Tem alguma sugestão de arrumação de documentos? nos conte também aqui nos comentários.

Abraços

Nenhum comentário:

Postar um comentário